Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Erythroxylum petrae-caballi Plowman VU

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 26-09-2012

Criterio: B1ab(iii,v)

Avaliador: Pablo Viany Prieto

Revisor: Tainan Messina

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

Erythroxylum petrae-caballi é uma espécie com distribuição restrita ao Estado da Bahia, onde ocorre apenas nos arredores do município de Feira de Santana, e em duas localidades no litoral sul do Estado. A EOO é de 12.953,90 km² e o número de situações de ameaça é inferior a 10. A espécie vêm sofrendo um declínio considerável na qualidade e extensão do seu hábitat, notadamente em Feira de Santana, que teve cerca de 95% da vegetação original destruída. Suspeita-se que a perda e degradação do hábitat de E. petrae-caballi estejam acarretando um declínio contínuo no número de indivíduos maduros da população.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Erythroxylum petrae-caballi Plowman;

Família: Erythroxylaceae

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Dados populacionais

Thomas et al. (2009) encontraram um indivíduo da espécie em um hectare amostrado em área de transição entre Floresta Estacional Semidecidual e Floresta Ombrófila Montana na RPPN Serra do Teimoso.

Distribuição

Erythroxylum petrae-caballi é endêmica da Bahia (Loiola, 2012).

Ecologia

Espécie arbustiva ou arbórea, ocorrente em Caatinga sensu stricto, em Restingas associadas ao domínio Atlântico (Loiola, 2012) e na transição Floresta Estacional Semidecidual-Floresta Ombrófila Densa (Thomas et al., 2009).

Ameaças

1.3.3 Wood
Severidade very high
Detalhes AsFlorestas Úmidas do sul da Bahia possuem um longo histórico de exploração pelohomem. Inicialmente, a extração do pau-brasil e o corte seletivo de espéciesmadeireiras foram as atividades predominantes, sendo que a última persiste atéhoje. Atualmente, vastas áreas são utilizadas para a criação extensiva de gadoe o cultivo de sub-bosque de Floresta nativa (Mori et al, 1983). Esse sistemade cultivo altera drasticamente a estrutura e composição da Floresta, levando aum declínio de espécies de estágios sucessionais avançados e a um aumento daabundância de espécies pioneiras e secundárias iniciais (Rolim; Chiarello,2004). A extração de lenha, a produção de carvão e o cultivo da seringueiratambém foram atividades que contribuíram para a destruição dessas Florestas(Mori et al., 1983).

1 Habitat Loss/Degradation (human induced)
Incidência local
Severidade very high
Detalhes No município de Cachoeira, onde foi coletado o material-tipo da espécie, cerca de 81% da cobertura original de Mata Atlântica e ecossistemas associados encontram-se desmatados. Em Feira de Santana, esse percentual chega a mais de 95% (SOS Mata Atlântica; INPE, 2011).

Ações de conservação

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: A espécie é considerada "Deficiente de Dados" (DD), segundo a Lista Vermelha Oficial do Brasil (MMA, 2008).

4.4 Protected areas
Situação: on going
Observações: A espécie ocorre na RPPN Serra do Teimoso, no município de Jussari (Thomas et al., 2009).

Referências

- LOIOLA, M.I.B. Erythroxylaceae in Lista de Espécies da Flora do Brasil, Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Jardim Botânico do Rio de Janeiro.

- THOMAS, W.W.; JARDIM, J.G.; FIASCHI, P.; NETO, E.M.; AMORIM, A.M. Composição florística e estrutura do componente arbóreo de uma área transicional de Floresta Atlântica no sul da Bahia, Brasil. Revista Brasileira de Botânica, v. 32, n. 1, p. 65-78, 2009.

- MORI, S.A.; BOOM, B.M.; CARVALHO, A.M.; SANTOS, T. Southern Bahian moist forests. Botanical Review, v. 49, n. 2, p. 155-232, 1983.

- ROLIM, S.G.; CHIARELLO, A.G. Slow death of Atlantic forest trees in cocoa agroforestry in southeastern Brazil. Biodiversity and Conservation, v. 13, p. 2679-2694, 2004.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

- FUNDAÇÃO SOS MATA ATLÂNTICA/ INSTITUTO NACIONAL DE PESQUISAS ESPACIAIS. Atlas dos remanescentes florestais da Mata Atlântica - período 2008-2010, São Paulo, 2011.

Como citar

CNCFlora. Erythroxylum petrae-caballi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Erythroxylum petrae-caballi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 26/09/2012 - 14:03:38